Páginas

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Foi a primeira vez que passou a virada de ano na praia. Teve a oportunidade em outras ocasiões, mas nunca deu certo. Bom, dessa vez deu. A expectativa era grande, assim como a decepção quando lá chegou. Falta de água em toda a região. Fila para todo lado. Gente se amontoando em todos os cantos. Comida e bebida a preços absurdos. O que parecia ser um passeio só não se transformou em pesadelo por causa da maravilhosa queima de fogos, do passeio noturno (quer dizer, parecia não ter saído da muvuca da cidade) com o som do mar, umas cervejas na mesa, amigos e algumas porções de peixe e camarão (tabelados pelo topo da alta temporada).
Mas a decepção mesmo foi com a educação do povo, pois havia lixo em todos os cantos, nenhuma campanha de coleta de lixo com distribuição de sacolinhas e instrução para que os banhistas levassem seu lixo e o depositassem nas lixeiras maiores. Tudo jogado na areia para ser arrastado depois pelo caminhão da prefeitura.
O cenário se complicou com a água suja, imprópria para banho, mas que não tinha aviso nenhum, nem no noticiário nem na praia. Isso resultou em virose nas crianças e na mulher e algum tipo de vírus que lhe rendeu picos de febre e uma tosse chata por vários dias. Como as pessoas sujam com esgoto aquilo que pode ser revertido em lucro para o comércio e arrecadação para a cidade, pois o motivo de tantos turistas viajarem para o litoral é porque gostam da praia e não da sujeira.
A diversão foi momentânea, mas as lembranças do insucesso do passeio ficaram marcadas.
Da próxima vez, quem sabe, um passeio para algum sítio seja muito mais prazeroso e saudável também.

Nenhum comentário: