Páginas

sábado, 29 de outubro de 2016

A Flor Escura da Realidade?

                         

A flor escura da realidade?

"...um dia me disseram
que as nuvens não eram de algodão
Sem querer eles me deram
As chaves que abrem essa prisão..."

(Somos Quem Podemos Ser - Engenheiros do Hawai - Composição: Humberto Gessinger)


Caro amigo M.,
Não está entre os destinatários mais listados dessas missivas de Primavera, mas figura em boa conta entre os autores que tenho o prazer de ler.

Dias finais de outubro e o céu continua indeciso sobre como quer se apresentar. Ora se mostra feliz em seu raiar, mostrando os dentes escancarados do sol, brilho e fundo azul. Ora se transfigura e fica sisudo feito moleque birrento a negar um sorriso ao tio, como quem só quer fazer o que quer e na hora que bem entender.

Em horas assim, nada como criar o seu próprio local, seu próprio mundo, seu céu preferido, seu luar inspirador, seu império solar. Fica-se assim a imaginar o clima correto, as vestimentas apropriadas, os salamaleques distintos para reverenciar tal dádiva encantadora.

Fuga da realidade incerta? Duvido. Vontade incompreendida de estar em outro canto? Inverossímil! Sou mais propenso a acreditar que o seu lugar preferido é real e acessível. Ele existe porque é onde o poeta pode dar vazão à sua torrente incessante de dizeres internos. Local em que o autor é o mentor da história, mas ao mesmo tempo, protagonista, observador, vilão e mocinho. Lá, a lua não é só um astro iluminado. É magia, encanto, fonte cativante de tensões e atenções, seja de olhos enamorados, seja de arautos, bardos, trovadores. Ou mesmo uma pessoa simples, de elevada percepção e sensível sinergia com a harmonia da natureza.

Não é refúgio, é destino. Mas também é ponto de partida, é morada certa para o merecido descanso, o almejável remanso, a renovação das forças em lagos profundos de sabedoria e sentimento. É o ponto de recobrar os sentidos e aguçar a visão, alçar voo e enxergar além, pra lá de outras bandas, muito mais distante, seja no norte, no sul, seja em São Paulo ou Istambul.

Apreciando suas idas e vindas a esse lugar mítico e místico.

Abraço.



MG



Quarto tema da postagem coletiva Projeto Missivas de Primavera, da Scenarium Plural. Participam dessa blogagem os autores:

Nenhum comentário: